segunda-feira, 30 de novembro de 2009

PROBLEMAS DAS PEQUENAS EMPRESAS

As pequenas e médias empresas possuem problemas peculiares que tornam o desafio de administrá-la ainda mais intenso, vejamos alguns problemas destas empresas:

1 – o Estado
O Estado muitas vezes se tornam um empecilho para a pequena empresa, porque se a empresa não tiver lucro o Estado não a socorre, mas se tiver lucro, terá que dividir o bolo com o Estado, seja na esfera municipal, estadual ou federal.

2 – Administração Hereditária

Uma característica da pequena empresa é que a administração é transmitida hereditariamente de pai para filho e deste para o seu filho, é como se fosse uma monarquia, não tendo espaço para administradores profissionais, podendo pegar um herdeiro desinteressado e quando isso acontece é comum a empresa quebrar.





3 - FINANCIAMENTO

O financiamento para a pequena empresa sempre foi mais difícil de se obter do que as grandes empresas. As grandes muitas vezes têm apoio político, subsidio estatal, favorecimento para se instalar nesta ou naquela região. As pequenas empresas em época de crise chega a ter o financiamento e o crédito totalmente suspensos.

4 – Administradores polivalentes

Se por um lado é uma virtude ser polivalente, por outro lado na pequena empresa o administrador, ou administradores têm que exercerem diversas atribuições e funções, impedindo em desenvolver administradores especializados, e com a sobrecarga de tarefas estão mais suscetíveis a cometerem erros por ter que tomar decisões apressadas e mal pensadas.

5 – Recursos humanos

A pequena e média empresa não possui capacitação para atrair bons administradores, alem das dificuldades inerentes da dimensão da pequena empresa, menor volume de capital girando, ela também não pode oferecer salários nos mesmos níveis das grandes empresas.
6 – Capital e desenvolvimento

A pequena empresa em linhas gerais não possui dinheiro para gastar em pesquisas para desenvolver produtos de alta tecnologia e serviço especializados. Diante de depressão econômica são as primeiras a abrir falência.

Um comentário: