sexta-feira, 4 de novembro de 2016

ADMINISTRANDO O DINHEIRO DA IGREJA

Confira 3 coisas que toda igreja deveria fazer sobre finanças !

PUBLICADO EM 
Imagem
Gerenciar a atividade financeira é sempre um grande desafio para o pastor. Em primeiro, pela importância dessa atividade, e em segundo, por causa do perfil de integridade que é exigido para esse cargo! Como gestor dos recursos da igreja, o pastor deve a Deus, à si mesmo, à sua família, à igreja e à sociedade uma postura ética exemplar na sua vida pessoal e ministerial.
Muitas igrejas têm dificuldades nas finanças, que vão desde a falta de organização e de orçamento, até a falta de comunicação e transparência para com os membros. Confira 3 das ações que podem ser tomadas para manter os membros mais conscientes e mobilizados nas finanças da igreja:

Estabeleça um orçamento mensal e cumpra-o!

“Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la?” – Lucas 14:28
Fazer um orçamento mensal preciso e eficiente é uma parte muito importante de qualquer plano financeiro, e na igreja não é diferente! Esse orçamento pode ser um mapa, que faz com que administrar os recursos se torne uma tarefa cada vez mais simples e fácil.
Provavelmente, o seu orçamento não irá funcionar perfeitamente no início, mas fique tranquilo! O tempo, a prática, e o hábito de rever esse orçamento periodicamente fará com que ele fique cada vez mais realista e funcional.

Expor a situação financeira para os membros, sempre que for necessário

Toda igreja passa por dificuldades financeiras em algum momento, seja por investimentos que precisam ser feitos, equipamentos que estragam ou, simplesmente, dificuldades para pagar o aluguel do mês. Por essa razão, é necessário manter os membros sempre bem informados sobre a situação financeira da igreja, para que eles possam contribuir nos períodos de vacas magras.
Infelizmente, falar de dinheiro na igreja tem se tornado um tabu, devido ao preconceito de algumas pessoas do mundo ou até pelo medo de que os visitantes tenham uma visão distorcida da igreja. Por isso, é recomendável fazer esse tipo de reunião ou aviso de forma mais privada, com os membros mais antigos e mais fiéis.

Apresentar relatórios financeiros dos gastos para a igreja

Quando se tratam de doações, é necessário que a gestão seja o mais transparente o possível para com os membros! A igreja é um grupo com interesses em comum, onde cada integrante do corpo busca contribuir com os objetivos dela. Na administração dos recursos, o pastor não pode deixar dúvidas quanto a aplicação correta, e isso só se consegue tendo uma maior transparência.
Uma ótima forma de representar esses dados econômicos para o corpo da igreja de forma satisfatória é fazer, pelo menos uma vez no mês, um relatório financeiro e apresenta-lo em uma reunião para os membros tradicionais da igreja.
Quanto mais simples e fácil de entender for, melhor! Apresente gráficos e tabelas, demonstrando como a arrecadação foi gasta, dando ênfase aos gastos mais sociais. Esse é um dever da igreja com os membros, e pode se tornar um fator bem positivo para os fiéis, incentivando que eles tenham uma atuação mais efetiva nas finanças.

Conclusão

Gerenciar bem as finanças de forma transparente é essencial para manter a igreja informada e unida no objetivo de crescer e expandir. Uma igreja que presta contas aos seus membros, certamente incentivará os membros a contribuírem mais, além de incentivar uma gestão mais criteriosa e democrática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário